BLOQUE ZONA LIVRE em Construção

BLOQUE ZONA LIVRE em Construção

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

PASSAGENS DA GUERRA REVOLUCIONÁRIA: Jornadas de Marcha


, por Cmte. Ernesto Che Guevara

Os primeiros 15 dias do mês de maio foram de marcha contínua ao nosso objetivo.

Naquele tempo tinha que cumprir meus deveres de médico e em cada pequeno povoado ou lugar onde chegávamos realizava minha consulta. Era monótona pois não tinha muitos medicamentos que oferecer e não apresentavam uma grande diferença aos casos clínicos da Sierra; mulheres prematuramente envelhecidas, sem dentes, as crianças de ventres enormes, parasitismo, raquitismo, avitaminose em geral, eram os sinais da Sierra Maestra. ainda hoje se mantém, mas em muitas menores proporções. Os filhos destas mães da Sierra foram estudar na cidade escolar "Camilo Cienfuegos"; já estão crescidos, saudáveis, são outros moços diferentes aos primeiros esquálidos habitantes de nossa pioneira Cidade Escolar.

Eu me lembro que uma menina estava presenciando as consultas que dava às mulheres da zona, as que iam com mentalidade quase reliogiosa conhecer a razão dos seus padecimentos; a menina , quando chegou sua mãe, depois de vários turnos anteriores aos que tinha assistido com toda atenção na única peça de choupana que me servia de consultório, lhe fofocou: "Mãe, este doutor a todas lhe diz o mesmo".

E era uma grande verdade; meus conhecimentos não davam para muito mais, mas, também, todas tinham o mesmo quadro clínico e contavam a mesma história dilacerante sem sabê-lo. O que teria acontecido se o médico naquele momento tivesse interpretado que a fadiga estranha que sofria a jovem mãe de várias crianças, quando subia uma lata de água do arroio para a casa, se devia simplesmente a que era muito trabalho para tão pouca e tão baixa qualidade de comida? Esse esgotamento é algo inexplicável porque toda sua vida a mulher levou as mesmas latas de água até o mesmo destino e só agora se sente cansada. É que as pessoas da Sierra brotam selvagens e sem cuidado e se consomem rapidamente, em um corre-corre sem recompensa. Ali, naqueles trabalhos começava a conscientizar-nos a consciência da necessidade de um câmbio definitivo na vida do povo. A idéia da reforma agrária se fez nítida e a comunhao com o povo deixou de ser teoria para converter-se em parte definitiva de nosso ser.

A guerrilha e os camponeses iam se fundindo numa só massa, sem que ninguém possa dizer em que momento do longo caminho produziu-se, em que momento fez-se intimamente verídico o proclamado e fomos parte do grupo de camponeses . Só sei, no que diz respeito a mim, que aquelas consultas aos camponeses da Sierra converteram a decisão espontânea e algo lírico numa força de distinto valor e mais serena. Nunca suspeitaram aqueles sofridos e leais povoadores da Sierra Maestra o papel que desempenharam como forjadores de nossa ideologia revolucionária.

Próxima passagem da guerra revolucionária: Chegam as Armas