BLOQUE ZONA LIVRE em Construção

BLOQUE ZONA LIVRE em Construção

terça-feira, 15 de julho de 2008

A AMÉRICA LATINA CONTRA O IMPERIALISMO: A luta de classe na "Grande Colômbia"







(Um debate sobre a revolução bolivariana da Venezuela e o papel das FARC
e do Pólo Democrático, frente ao terrorismo de Estado na Colômbia)


ABI (Associação Brasileira de Imprensa)
Rua Araújo Porto Alegre, 71 – 9º andar – Rio de Janeiro
Dia 16 de julho de 2008, quarta-feira, às 18:30h


A região da América do Sul, conhecida como "Grande Colômbia", é cenário de intenso debate político e ideológico. O imperialismo procura uma aventura militar, com objetivos claros: derrotar o processo de mudanças na Venezuela e apoderar-se das riquezas naturais do continente.

O ato terrorista da dupla Bush/Uribe contra o acampamento das FARC no Equador foi o primeiro ato desta escalada. A manipulação dos supostos computadores de Raul Reyes e da recente libertação unilateral de reféns mostra a recusa do governo narcoparamilitar de Uribe a uma solução política pacífica, que passa pela libertação também de guerrilheiros e pela retomada de negociações bilaterais entre as partes em conflito.

A crise colombiana se aprofunda. A guerrilha resiste, mesmo em uma conjuntura adversa. Recrudesce o terrorismo de Estado. Há um desgaste do governo: dezenas de parlamentares ligados a Uribe estão presos por corrupção e paramilitarismo. A Corte Suprema declarou que a reeleição do presidente se deu de forma delituosa.

A revolução bolivariana na Venezuela vive momentos decisivos, às vésperas de importante eleição. A luta de classe se intensifica na Bolívia. O Equador não reatou relações com a Colômbia e expulsa a base de Manta de seu território.

Os países da América do Sul tentam criar um mecanismo de defesa regional, sem os Estados Unidos. Estes, por sua vez, reativam agressivamente a Quarta Frota.

Qual a tendência na Venezuela? Revolução ou restauração?
Qual o significado de "bolivarianismo" e de "socialismo do século XXI"?
Há perspectiva de paz na Colômbia, segundo os interesses populares? Qual o futuro das FARC?
É possível evitar a guerra, vencer o imperialismo e avançar para o socialismo?


Para responder a estas e outras perguntas, convidamos dois grandes dirigentes de Partidos Comunistas, que participam intensamente da luta de classe nesses países. Militantes revolucionários, ambos são jornalistas, escritores e conferencistas, além de porta-vozes internacionais de seus partidos. Palestrantes:

CARLOS LOZANO – Membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista Colombiano (Pacocol) e da Junta Nacional do Pólo Democrático Alternativo (PDA); diretor do semanário Voz, autor de vários livros;

CAROLUS WIMMER – Secretário de Relações Internacionais do Comitê Central do Partido Comunista de Venezuela (PCV); deputado venezuelano ao Parlatino, onde é Vice-Presidente; diretor da Revista Debate Aberto e do jornal Tribuna Popular.

IVAN PINHEIRO – Secretário Geral do PCB (moderador);

Promoção: Partido Comunista Brasileiro (PCB)
Apoio: Associação Cultural José Marti, CeCAC – Centro Cultural Antonio Carlos de Carvalho, Comitê de Solidariedade à Palestina, Corrente Comunista Luiz Carlos Prestes, Fundação Dinarco Reis, Refundação Comunista, União da Juventude Comunista.

Esta página encontra-se em www.cecac.org.br