BLOQUE ZONA LIVRE em Construção

BLOQUE ZONA LIVRE em Construção

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

UMA OUTRA CAMPANHA (clique na imagem para ampliá-la)



O Grupo / Editora Deriva convida para uma atividade neste sábado, dia 27/09, a partir das 18h, com lançamento de livro, exibição de filme, relatos e discussão. sewrá no Sindicaixa, Rua da República, 92, em Porto Alegre, RS.

Divulguem em suas listas.

+FILME: OS ZAPATISTAS - BIG NOISE: 1º de Janeiro de 1994, no dia em que entrou em vigor o NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio), poucos minutos depois da meia noite no estado Mexicano de Chiapas, vindos das florestas e das montanhas milhares de guerreiros indígenas declaram guerra contra o capital globalizado das corporações que ditam as regras no México. Este momento se tornaria um marco na história das Américas e do mundo: inssurge o Exército Zapatista de Libertação Nacional (EZLN).
1998 / 55 min / Legendas em português

+LIVRO: NEM O CENTRO E NEM A PERIFERIA - SCI MARCOS: Em dezembro de 2007 os zapatistas realizaram em San Cristobal de Las Casas o Colóquio em Memória a Andrés Aubry. Nesta ocasião, reuniram-se grandes intelectuais e ativistas, como Immanuel Wallerstein, Naomi Klein, Carlos Aguirre Rojas, integrantes do MST e do zapatismo mexicano, entre outros. A Editora Deriva publica em livro sete textos lidos no Colóquio pelo Subcomandante Insurgente Marcos, porta-voz e chefe militar do EZLN, onde o leitor terá acesso às elaborações teóricas zapatistas que inovaram e questionaram diversos cânones das teorias e experiências dos movimentos de esquerda do último século, desvelando novas e reeditando velhas formas de organização e de se fazer política. São comunicados sobre calendários, geografias e cores.

+ BATE PAPO: Bora puxar umas cadeiras, olhar no olho e trocar idéias, impressões, experiências, provocações e o que mais vier à tona sobre o que os zapatistas estão realizando no México e, por que não?, sobre o que há por realizar por aqui. Participação da Resistência Popular e de Jorge Quillfeldt, professor da UFRGS.


Sindicaixa (Rua Republica, 92 - Porto Alegre)
Sábado, 27 de Setembro - 18h