BLOQUE ZONA LIVRE em Construção

BLOQUE ZONA LIVRE em Construção

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Carta del Che Guevara à Armando Hart Dávalos

Setembro, mês Amílcar Cabral





Com o propósito de colaborar com os estudos sobre o movimento revolucionado no Brasil e sem perder o horizonte da luta internacionalista. A "Carta do Cmte. Che Guevara à Armando Hart Dávalos", significa a constante preocupação desse revolucionário, atualíssimo, com o estudo e a cultura marxista para a vanguarda do povo.

Che, com o senso crítico, sempre alerta, nos mantém vivos, atentos a dinâmica do pensamento revolucionário contra qualquer dogmatismo ou ortodoxia, que possam limitar a condição pensante e dificultar a condição indivisa do pensamento na sociedade.

Prova disso, é a clareza que tem sobre a inconveniente postura dos métodos antimarxistas impostos na URSS. Comunista que é comunista, nega-se a manipular, a aviltar a sociedade ou impedir que os indivíduos pensem. A melhor arma que os marxistas tem é o esclarecimento, o questionamento, o senso crítico, a desalienação da sociedade; aos comunistas interessa uma sociedade atuante e culta. Ter medo do questionamento, da participação popular; é não ter uma postura revolucionária, quem deve temer a reflexão são os capitalistas e não os comunistas. Nossa mais humana ferramenta de emancipação da sociedade é a dialética, e esta não é propriedade de ninguém, tal como a sociedade que queremos construir, a sociedade socialista, onde a classe trabalhadora se emancipa do jugo da ditadura burguesa de mercado, e faça conquistar a liberdade, forjando um homem novo; como disse José Marti: "Ser culto é o único modo ser livre".

Clique no título e bons estudos: "Carta del Che Guevara à Armando Hart Dávalos"